Blog

11 dicas de leitura sobre empreendedorismo e inovação

dicas de leitura sobre empreendedorismo e inovação

11 dicas de leitura sobre empreendedorismo e inovação

O conhecimento é um componente essencial para a geração de negócios de sucesso e, para celebrar o Dia Mundial do Livro (23 de abril), preparamos uma lista de 11 livros com temas ligados a empreendedorismo e inovação. Confira:

 

dicas de leitura sobre empreendedorismo e inovação

Dicas de leitura sobre empreendedorismo e inovação

1) Gestão do Amanhã, por Sandro Magaldi e José Sabili Neto

Esta é uma ótima dica de leitura para empreendedores, pois mostra que estamos vivendo em uma era conhecida como a 4ª Revolução Industrial, onde descobertas transformadoras integram, pela primeira vez, o mundo físico, digital e biológico em um mesmo ambiente. Os autores apresentam tudo o que você precisa saber para se adaptar a esta realidade. Saiba quais são os modelos de gestão, conheça o perfil do líder da 4ª Revolução Industrial e, assim, seja inspirado a criar novas soluções nesse ambiente repleto de oportunidades até então não mapeadas.

2) Business Model Generation: Inovação Em Modelos De Negócios, por Alexander Osterwalder

O autor define este livro como um “manual para visionários, inovadores e revolucionários”. “Business Model Generation” desafia os modelos de negócios ultrapassados e oferece ferramentas poderosas, simples e testadas para compreender, projetar, retrabalhar e implementar modelos de negócio nessa nova era da inovação.

De zero a um, por Peter Thiel

3) De zero a um, por Peter Thiel

Peter Thiel, é cofundador do PayPal e investidor em diversas startups. Neste livro ele afirma que o progresso vem do monopólio e incentiva o leitor a fazer melhor do que qualquer um o que nunca foi feito. Ele apresenta ainda uma maneira original de pensar a inovação e ensina a fazer perguntas que o levem a encontrar valor em lugares inesperados.

4) A Construção de Biomarcas Globais — Levando a Biotecnologia ao Mercado, por Philip Kotler

Essa leitura é essencial para empreendedores nas áreas de biotecnologia e ciências da vida. Os três principais tópicos abordados são inovação, modelos de marketing e estratégias globais, todos eles aplicados a negócios de biotecnologia. Philip Kotler fala sobre o biomercado e também ensina a construir e sustentar biomarcas.

5) A Startup de $100, por Chris Guillebeau

Este livro é um incentivo para tirar as ideias do papel e iniciar o seu negócio, mesmo com poucos recursos. O autor inspira o leitor através dos resultados de uma pesquisa realizada que identificou 1.500 pessoas que abriram seus negócios com investimento de até 100 dólares e hoje geram mais de 50 mil dólares.

6) O Poder do Hábito — Por Que Fazemos o Que Fazemos na Vida e Nos Negócios, por Charles Duhigg

Narrando as histórias de vários empreendedores de sucesso, este livro aborda a importância da criação de hábitos corretos. O autor mostra que a correção atitudes erradas no momento certo pode contribuir com o sucesso, além de impactar positivamente os negócios e a vida pessoal.

O novo código da cultura Transformação organizacional na gestão do amanhã José Salibi Neto

7) O novo código da cultura: Transformação organizacional na gestão do amanhã, por José Salibi Neto

Neste livro o autor auxilia empreendedores a perceberem as mudanças do mercado ocasionadas pela tecnologia e discute a importância dos negócios se reinventarem para continuarem existindo. O autor mostra ainda que a cultura organizacional é que agrupa pessoas e tecnologias em prol de um objetivo comum e mostra como colocar esse novo código em prática.

8) A Startup Enxuta, por Eric Ries

Eric Ries define “desperdício” como toda atividade que não contribui para se aprender a respeito dos clientes e apresenta elementos que se aplicam a todos aqueles que procuram construir produtos verdadeiramente novos. Além disso, descreve um plano para que cada um possa executar os princípios fundamentais da startup enxuta em qualquer projeto, sejam startups, empresas de garagem ou inovadores presentes nas grandes empresas.

9) Agronegócios: Gestão, Inovação e Sustentabilidade por Timóteo Ramos Queiroz e Luis Fernando Soares Zuin

O agronegócio no Brasil alcançou expressivos avanços nos últimos anos, além de ter possibilitado o surgimento de inúmeros negócios inovadores no setor. Por isso, é necessário pensar nas dificuldades já enfrentadas e outras que certamente surgirão no caminho de muitos empreendedores da área. Para auxiliar negócios inovadores no segmento do agronegócio, os autores tratam de temas essenciais à área, como planejamento estratégico para o agronegócio, gestão da cadeia de suprimentos, empreendedorismo rural, inovação em cadeia de distribuição, dentre outros.

10) Transformação Digital: repensando o seu negócio para a era digital, por David L. Rogers

O autor David L. Rogers vem ajudando empresas como GE, Google, Toyota, VISA, SAP e IBM a fazerem sua transformação digital. Neste livro ele compartilha sua expertise para ajudar empresas de todos os portes e segmentos a criarem estratégias para se ajustarem aos novos tempos da era digital.

Transformação Digital repensando o seu negócio para a era digital, por David Rogers

11) Steve Jobs: A biografia, por Walter Isaacson

Esta é a biografia exclusiva de Steve Jobs, da Apple, elaborada a partir de inúmeras entrevistas com o próprio Jobs, seus amigos e desafetos. Narra a vida atribulada do empresário extremamente inventivo e de personalidade forte e polêmica, cuja paixão pela perfeição e cuja energia indomável revolucionaram seis grandes indústrias: a computação pessoal, o cinema de animação, a música, a telefonia celular, a computação em tablet e a edição digital.

________________________________________

Aproveite as dicas de leitura sobre empreendedorismo!

Não deixe de acompanhar o BiotechTown nas redes sociais para acessar mais conteúdos de inovação e empreendedorismo:
LinkedIn, Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.

 

Voltar

 

Compartilhe este post:
voltar